segunda-feira, 18 de abril de 2022

ENTREVISTA COM SAMIR AHMAD DOS SANTOS MUSTAPHA EM 11ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA “THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO”

           

     

Após o evento, tiveram a oportunidade de entrevistar Samir Mustapha, um dos coordenadores do projeto AEL, da Secretaria Municipal de Educação (SME) que gentilmente falou sobre o projeto e o evento em questão.

Geovane:

Boa tarde, meu nome é Geovane, sou aluno da EMEF Lourenço Filho e faço parte do projeto Imprensa Jovem. Gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas:

Qual a sua função no projeto AEL?

Samir:  Na rede municipal temos atualmente 167 academias estudantis de letras, distribuídas em diversas regiões e bairros de São Paulo. Inclusive o Lourenço Filho, que fica na zona norte é uma dessas academias que possuem o projeto AEL. Eu desenvolvo um trabalho de coordenação dessas academias e dou suporte para que o projeto aconteça da melhor maneira possível. Auxílio na organização de eventos, como o que estamos hoje que é da Semana de Incentivo da Leitura.

Geovane:

Nesse evento quais foram os maiores colaboradores?

Samir:  Tivemos a parceria da Secretaria Municipal de Educação; do projeto:  duas academias que se apresentaram aqui; a Secretaria de Cultura que colaborou na Organização do Evento e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. O projeto também conta com a colaboração do Vereador Elizeu Gabriel, mentor da Lei que tornou essa semana possível.

Geovane:

E o que fez você se interessar pelo projeto AEL?

Samir: 

Bom, eu fui projeto do projeto durante 5 anos, desde 2011. O projeto já existia desde 2005. Na verdade, quando ingressei na minha escola, já existia a AEL Pedro Bandeira, na região da Penha. Depois do trabalho fui convidado a ser um dos coordenadores do projetos em SME ao lado da Suelizinha, a idealizadora e criadora do projeto




E como é para você ver o projeto voltando a ativa, depois de 2 anos de pandemia?

Samir: 

Olha, é emocionante, pois foi difícil para todos esses dois últimos anos. Muitos perdemos familiares, pessoas queridas, tivemos que ficar reclusos, utilizando só a tela do celular, computador. Estávamos todos com saudades dos contatos, das trocas de experiências, de conversar com amigos, de assistir espetáculos. A experiência de trazer tantas crianças e tantos professores para o Theatro Municipal é única. Creio que para muitos é a primeira vez que tiveram a oportunidade de visitar o espaço. Esse privilégio é único, ver a alegria das crianças e professores vendo tantas apresentações bonitas nessa tarde é maravilhoso. Esperamos que ao longo do ano tenhamos muitas oportunidades nos CÉUs, em outros teatros, em cinemas, bibliotecas. Que as AELs continuem na ativa, que as crianças leiam bastante, participem de peças teatrais, aprendam muito e troquem experiências entre si. Que sejam leitores para os demais, que socializem, que divulguem, que se encantem, que falem “olha eu conheço esse autor, você já conhece?” Então é uma troca de aprendizagens imensa. Vocês ensinam muito aos professores, nós aprendemos muito com vocês, então é importantíssimo essa experiência do AEL.

            Aproveitando, vocês estão de parabéns, o Imprensa Jovem também faz um trabalho maravilhoso de comunicação e isso tudo é muito lindo, muito bonito e que vocês continuem estudando e sendo exemplos.

Geovane:

Bem Samir, obrigado a sua disponibilidade em nos atender e esperamos que a AEL esteja em diversos eventos, podemos afirmar que estamos encantados com o projeto.

Samir: 

Por nada, nós é quem agradecemos o carinho de vocês e a cobertura do evento. 

                                

Matéria produzida pelo projeto Lourenço em destaque (imprensa jovem EMEF Lourenço Filho) 

Acesse as fotos do evento em: FOTOS REPORTAGEM



     



            


    
     
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA EMEF LOURENÇO FILHO “AEL ILAN BRENMAN” PARTICIPAM DA 11ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA “THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO”

  O evento contou com a participação dos alunos da AEL “Ilan Brenman” e da equipe do Imprensa jovem “Lourenço em Destaque”, dos professores ...