terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Água: 78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos
No Dia Mundial da Água, ONU alerta para a relação entre a falta de fornecimento adequado e o desempregoArquivo/Agência Brasil


A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores altamente dependentes de recursos hídricos resulta na perda ou no desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos, “a menos que exista infraestrutura suficiente para gerenciar e armazenar a água”. O alerta é feito hoje (22), Dia Mundial da Água, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A edição de 2016 do Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos é produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em nome da ONU Água. Com o tema a água e o emprego, ele mostra que 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos. “Nós temos algo em torno de 1,5 bilhão de pessoas no mundo que ainda têm problemas de acesso à água, seja em quantidade ou em qualidade. Isso afeta o emprego delas também”, disse o coordenador do setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Ary Mergulhão.
A Unesco estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos. Entre os setores mais atingidos estão a agricultura, indústria, silvicultura, pesca e aquicultura, mineração, o suprimento de água e saneamento, assim como quase todos os tipos de produção de energia. Esta categoria também inclui empregos em áreas como cuidados de saúde, turismo e setores de gestão de ecossistemas.
Também foi estimado que 1,2 bilhão de empregos, ou 36% do total da força de trabalho mundial, são moderadamente dependentes dos recursos hídricos. São setores para os quais a água é um componente necessário em suas cadeias de valores, como construção, recreação e transporte.
Desde os anos 80, a captação de água doce tem aumentado mundialmente em cerca de 1% ao ano, principalmente devido à crescente demanda em países em desenvolvimento, segundo a Unesco. “A redução da disponibilidade hídrica vai intensificar ainda mais a disputa pela água por seus usuários. Isso afetará os recursos hídricos regionais, a segurança energética e alimentar e, potencialmente, a segurança geopolítica, provocando migrações em várias escalas”.

Economia verde
Além do aumento da demanda, as mudanças climáticas são uma ameaça à disponibilidade de recursos hídricos. “A mudança climática levará, inevitavelmente, à perda de empregos em determinados setores. Uma abordagem proativa de adaptação por meio de políticas pode amenizar algumas dessas perdas”.
A criação de oportunidades de emprego em atividades de mitigação e adaptação e o mercado emergente de pagamentos por serviços ambientais pode oferecer às populações de baixa renda a oportunidade de criar um tipo de empreendedorismo, com aumento de renda e implementação de práticas de restauração e conservação.
“A urbanização acelerada e o aumento dos padrões de vida, o aumento da demanda por água, alimentos e energia de uma população mundial em constante crescimento, inevitavelmente, levarão à criação de postos de trabalho em determinados setores (por exemplo, tratamento municipal de águas residuais) e à perda de postos de trabalho em outros”, diz o relatório.
Segundo a oficial do Programa Mundial das Nações Unidas em Avaliação dos Recurso Hídricos da Unesco na Itália, Angela Ortigara, as maiores potencialidade de emprego estão relacionadas com a economia verde. “Há todo um trabalho para capacitar os empresários para essa transição econômica”, afirma.
A produção de energia, por exemplo, como um requisito para o desenvolvimento, possibilita a criação de empregos diretos e indiretos por todos os setores econômicos. Segundo a Unesco, o crescimento no setor de energia renovável leva ao crescimento do número de empregos verdes e independentes de recursos hídricos. “Podemos dizer que a geração de energia eólica e solar já cria mais empregos do que a de fonte convencional”.

Questões de saúde e gênero
Segundo o relatório, investimentos em saneamento e em água potável de qualidade fomentam o crescimento econômico, com altos índices de retorno. “O acesso ao suprimento de serviços seguros e confiáveis de saneamento e de água potável de qualidade, nas casas e nos locais de trabalho, em conjunto com a higiene adequada, são essenciais para se manter uma força de trabalho saudável, educada e produtiva”.
A Unesco destaca as questões de direitos humanos, economia verde, desenvolvimento sustentável e gênero, a serem consideradas pelos gestores de políticas públicas ao tratar das relações entre recursos hídricos e  trabalho. “Anualmente, 2,3 milhões de mortes são relacionadas ao trabalho. Doenças contagiosas ligadas ao trabalho contribuem para 17% dessas mortes e, nessa categoria, os principais fatores para a proliferação dessas doenças, mas que podem ser evitados, são água potável de baixa qualidade, saneamento inadequado, falta de higiene e falta de conhecimento”.
Segundo o relatório, cerca de 2 bilhões de pessoas necessitam de acesso a melhor saneamento, com as meninas e as mulheres em situação ainda mais precária. Ortigara diz que isso se deve ao fato de que, em lugares sem infraestrutura, as mulheres são responsáveis pela coleta de água e destinação das fezes, ou quando precisam sair de casa e se afastar da comunidade para cuidar da higiene, muitas vezes sofrem violências nesses percursos.
“E não estamos falando só de zona de guerra”, disse a oficial, sobre os problemas relativos à água, saneamento, higiene e emprego. Ela conta que um estudo feito em Bangladesh, com a distribuição de absorventes íntimos em uma empresa onde 80% dos empregados eram mulheres, diminuiu as faltas ao trabalho de 73% para 3%.

Políticas públicas
O relatório da Unesco recomenda que cada país, conforme a sua base de recursos, potencialidades e prioridades, identifique e promova estratégias específicas e coerentes, bem como planos e políticas para alcançar o equilíbrio ideal entre os setores da economia e gerar o melhor resultado possível de empregos decentes e produtivos, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos hídricos e do meio ambiente.
“Com vistas a promover o crescimento econômico, a redução da pobreza e a sustentabilidade ambiental, deve-se considerar os métodos que reduzem a perda de empregos ou o deslocamento de pessoas, além daqueles que maximizam a criação de empregos resultantes da implementação de uma abordagem integrada na gestão dos recursos hídricos”, acrescenta o relatório.
Edição: Graça Adjuto
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-03/dia-mundial-da-agua-78-dos-empregos-no-mundo-dependem-de-recursos-hidricos


Pense como você está vivenciando a crise hídrica, o que você pode fazer para amenizar esta situação? Para viver melhor em um futuro próximo? Dê a sua opinião baseada na leitura do texto.

36 comentários:

  1. temos que economizar agua para no futuro nao faltar no futuro caso tenhamos filhos - victor 9°c

    ResponderExcluir
  2. Ariadne e Tainá:9C
    Economizar água, ter conciencia de que água não é brincadeira,todos colaborarem e ajudar a economizar não deixando água vazando,usar a água suja da maquina para lava o quintal,enquanto estive escovando os dentes não deixar a torneira aberta e etc... ASSIM PODEMOS MELHORAR O RACIONAMENTO DA ÁGUA NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  3. Isabelly Morato 9C economizar agua,não deixa torneiras abertas ao escovar os dentes,ao inves de usar mangueiras usar baldes reutilizar a agua da maquina para lavar o banheiro,chão,tapetes etc...

    ResponderExcluir
  4. Podemos economizar a água,que é o que alguns fazem..., devemos ter noção que um dia a água pode acabar.

    ResponderExcluir
  5. A falta de água esta estimulando mais o andamento do fim do mundo, sem água nada funciona, dependemos muito de H2O. Por isso temos que preservar nosso mais bem natural!pensemos mais nos nossos filhos, e nossos netos. ECONOMIZE ÁGUA !!!!!

    EVELYN JOHN 9ºC
    CARLA ORTIZ 9ºC

    ResponderExcluir
  6. Economizar agua; use a agua com consciência porque se você economizar não vai faltar e todos podem viver muito melhor!!

    Vitoria Ferreira Mel Bugatti 9°c

    ResponderExcluir
  7. YUSARA 9C ECONOMIZAR AGUA .NAO DEPERDISAR

    ResponderExcluir
  8. Mario e maycom 9C gostei muito do texto porque ele encina varias coisas boas...

    ResponderExcluir
  9. A urbanização acelerada e o aumento dos padrões de vida, o aumento da demanda por água, alimentos e energia de uma população mundial e também pode economiza a agua
    Gabriel e Alexandre 9ºC

    ResponderExcluir
  10. Precisamos economizar agua,há alguns anos algumas pessoas falavam que agua não iria acabar mas já vimos que isso não e verdade exemplo Ano passado(2015) onde em toda são Paulo falto agua,precisamos tomar cuidados básicos como não demorar no banho,reutilizar a agua, fazendo o bem não vai falta.(Nicolas Silva Dutra) (Eduardo De Paula coelho)

    ResponderExcluir
  11. n gastar muita agua porque agua é vida Danilo M.9°c

    ResponderExcluir
  12. temos que economizar água ao maximo ....escova os dentes com a torneira fechada, toma banho com maximo de 15 minutos etc..,e varias outra coisas então temos que economizar hoje pra não falta amanha

    Maria Eduarda 9c

    ResponderExcluir
  13. Economia de água e demorar menos no banho e também o texto mostra o quanto é importante a água no nosso emprego GUILHERME 9°c e KELVIN 9ºC

    ResponderExcluir

  14. Devemos usar somente a água necessária, sem exagerarmos. As vezes pensamos que só nós economizarmos não fará diferença mas, cada gota d'água conta. Ruth 9ºC

    ResponderExcluir
  15. Devemos usar adequadamente para não faltar!!!!
    Cada gota conta!
    Izabella e Ketelyn 9ºA

    ResponderExcluir
  16. na hora de passar o sabonete fechar o chuveiro e na hora de escovar os dentes fechar a torneira

    ResponderExcluir
  17. o texto da muitas dicas como economizar agua
    não demorar no banho,não desperdisar com besteras e
    para isso op texto encina que se ecomizarmos hoje não ira faltar amanhã e assim podemos viver num mundo melhor *thaina 9c

    ResponderExcluir
  18. Economizar Água e demorar menos no banho.Fabiana Oliveira 9A

    ResponderExcluir
  19. economizar água, reutilizar água da chuva, não demorar no banho :D Iury E lucas 9A

    ResponderExcluir
  20. Temos Que repensar nossas atitudes e cada vez mais tentar ser melhor não só com a gente com o mundo inteiro...Repensar,Refletir,Restaurar
    Nicolas N. 9ºA

    ResponderExcluir
  21. Economizar a água não só na sua casa fazer cartazes para a concientizar a comunidade ;)
    Kauam 9ºA

    ResponderExcluir
  22. Agente devemos economizar água para que no futuro não falte EXEMPLOS DE ECONOMIZAR ÁGUA:quando escovar os dentes deixe a torneira fechada,não demorar no banho,lavar os carros com baldes etc.

    RAFAELA QUINTILIANO E RADHIJA ROBERTA 9A

    ResponderExcluir
  23. As pessoas devem ter consciência ,ao gastar a agua, pensando no que vai acontecer no futuro.
    Mishely 9A
    Samantha 9A

    ResponderExcluir
  24. TEMOS QUE ECONOMIZAR ÁGUA PORQUE NA REPRESA ESTÁ COM MUITA FALTA DE ÁGUA E A ÁGUA É UM BEM PRECIOSO. Bruno e Pablo 9º A

    ResponderExcluir
  25. É importante economizar água, não só na sua casa mas em todos os lugares! Danielle e Isabella 9°B

    ResponderExcluir
  26. a água é fundamental para nossa sobrevivencia, por isso economizem. Nao e por que acabou a crise que devemos parar de economizar se nao a crise volta novamente

    ResponderExcluir
  27. ÁGUA E MUITO IMPORTANTE PARA NOIS
    MAIZA ROCHA TAINARA DANTAS 9B

    ResponderExcluir
  28. Vamos economizar a água , represas baixas gente desempregada vamos ter consciência sem agua afetará os recursos hídricos regionais, a segurança energética e alimentar e, potencialmente, a segurança geopolítica, provocando migrações em várias escalas. devemos ter água potável de qualidade, nas casas e nos locais de trabalho, em conjunto com a higiene adequada, são essenciais para se manter uma força de trabalho saudável, educada e produtiva. VAMOS POR UM BASTA NISSO! avisem seus amigos vizinhos sem agua não terá futuro (Rayani Silva , Bianca Cristal, Roberta Gomes) 9B

    ResponderExcluir
  29. temos que economizar agua para que nossos filhos não sofra Mario 9B

    ResponderExcluir
  30. Precisamos economizar agua para no futuro não faltar para nossos filhos etc...
    Arthur Hudson Jefferson 9ºB

    ResponderExcluir
  31. Água é vida e temos que economizar porque um dia vai acabar..!!
    Victor Henrique e Guilherme Silva 9ºB

    ResponderExcluir

ALUNOS DA EMEF LOURENÇO FILHO “AEL ILAN BRENMAN” PARTICIPAM DA 11ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA “THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO”

  O evento contou com a participação dos alunos da AEL “Ilan Brenman” e da equipe do Imprensa jovem “Lourenço em Destaque”, dos professores ...