terça-feira, 4 de julho de 2017

Equipe de Imprensa Jovem da EMEF LOURENÇO FILHO conhecendo a DRE J/T e a DIPED

A atividade contou com a presença das Equipes de Imprensa Jovem de duas escolas: EMEF Lourenço Filho e EMEF Máximo de Moura Santos, professores e profissionais que trabalham na DRE J/T e na DIPED.

           
  Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho


Na última sexta-feira, 23 de junho, as equipes de Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho juntamente com a equipe da EMEF Máximo de Moura Santos deram início ao Projeto “Conhecendo a DRE J/T e DIPED, ação organizada pela própria DIPED com o objetivo dos alunos conhecerem como funciona cada setor da DRE e da DIPED no dia a dia. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os profissionais que lá atuam, de realizar perguntas e sanar suas dúvidas.

Começamos a nossa trajetória pela DRE J/T, sempre acompanhados pelo André Jonatas Barbosa, responsável pela Informática Educativa e também um dos idealizadores deste projeto, pudemos então conhecer cada pedacinho da Diretoria, conversar e entrevistar muitas pessoas. O primeiro departamento importante que conhecemos logo no início de nossa visita foi a Supervisão, tendo contato pela primeira vez, para a maioria, com alguns supervisores. 
Passamos então, a conhecer o Conselho Tutelar, onde fomos recebidos pelo Conselheiro Brás que conversou com todos os alunos, mostrando a importância que este departamento tem na vida das crianças em geral. Na sequência tivemos a oportunidade de entender como funciona o protocolo e ver que lá existe um lugar específico para guardar os documentos de cada unidade escolar sem misturar.  

Na sequência percorremos os setores de pagamento, o setor jurídico e o DIAF, onde pudemos conversar com a Sra. Patrícia Fernandes Rosa, responsável por este setor.
O próximo passo era chegar na Assessoria e poder entrevistar a Diretora Regional, Sra. Simone Aparecida Machado, e assim fizemos. Fomos recebidos pela Sra. Simone em sua sala, onde nos contou um pouco sobre o seu trabalho, nos mostrando quantos documentos e processos havia em sua mesa para analisar.
Mas, ao mesmo tempo em que tem sua agenda tão ocupada, foi muito receptiva respondendo cada questão dos repórteres e posando para fotos com as equipes.
Percorremos o corredor e chegamos à Informática Educativa, onde o Flávio e o André responsáveis pelo departamento nos mostraram como funciona o dia a dia deles. Passamos então, para o setor dos Recursos Humanos, onde pudemos reencontrar com a Professora Carolina recém-chegada à DRE e matar um pouquinho da saudade dos ex-alunos.
Para finalizar a nossa visita, ainda passamos pelos setores de Demanda, Merenda, DICEU e Contabilidade. Em cada setor, havia sempre um profissional disponível a nos dar explicações sobre o funcionamento do mesmo e responder às nossas curiosas perguntas.  


Seguimos a nossa visita no DIPED, agora acompanhados também pela Gabriela Lopes responsável pela Informática deste departamento e pela formação dos POIEs, começamos conhecendo o CEFAI e todo o seu trabalho no que diz respeito à inclusão.
Conhecemos os orientadores dos Professores de Recuperação Paralela, POSL, POIE, Língua Portuguesa, Matemática, podendo conversar  com cada um.

Na sequência, chegou a nossa vez de entrevistar a Sra. Tatiane Aparecida Dian Hermanek  – diretora do DIPED, que explicou para os alunos que o DIPED é o órgão onde realiza formação com todos os professores que estão em nossa escola,  de todas as matérias e  que recebem também os coordenadores pedagógicos e os diretores.

Ainda em sua presença, pudemos conhecer o momento de formação dos coordenadores pedagógicos das EMEFs e também a formação dos PAEEs.  



Oficina do Sistema de Escrita em braille





Lendo e sentindo o livro em Braille


"Uma experiência inesquecível, assim podemos resumir a nossa visita, conhecer lugares que estavam tão distantes de nós que nem imaginávamos conhecê-los assim, desta forma, cada setor, cada pedacinho, cada funcionário, cada pessoa, simplesmente incrível!"


Equipe Lourenço em Destaque: Alunos: Isabella Oliveira Sousa, Evelyn Aires dos Santos, Geovane Alves Alcantara e Professora Daniela Fonseca

Protagonismo Juvenil: Nailton Vital (Imprensa)

Confira o Álbum de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA EMEF LOURENÇO FILHO “AEL ILAN BRENMAN” PARTICIPAM DA 11ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA “THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO”

  O evento contou com a participação dos alunos da AEL “Ilan Brenman” e da equipe do Imprensa jovem “Lourenço em Destaque”, dos professores ...