sexta-feira, 29 de setembro de 2017

AÇÃO LITERÁRIA NO SESC BOM RETIRO

EVENTO REALIZADO PELOS ALUNOS DE PROJETOS DA SALA DE LEITURA

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho

No dia 19 de Setembro, os alunos de Projetos da Sala de Leitura (AEL, Mediação de Leitura, Coral e Teatro) da Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Lourenço Filho foram conhecer a exposição de artes visuais “TIDE COTA ZERO” do artista gráfico Tide Hellmeister, no SESC BOM RETIRO. Alimentado por usos experimentais de colagem, o artista respondeu a seu tempo sem submeter-se a ele, arriscando-se em estilos tipográficos. A exposição Cota Zero, recupera materiais nunca exibidos em conjunto, navegando entre a arte e o design para refletir sobre como o processo criativo pôde abrir alternativas ao desenho moderno.

Durante a visita ao SESC, os alunos divididos em duas equipes de acordo com suas idades, realizaram dinâmicas para conhecer um pouco da arte de “colagem” do artista com jogos teatrais.

Após o término da visita, as equipes realizaram atividades de “Leitura ao pé do ouvido” com os visitantes e funcionários do SESC. Os alunos foram munidos de livros com pequenos textos pré-selecionados em seus projetos e o canudo para realizar a leitura. Eles percorreram a recepção, a biblioteca e a comedoria, e em todos os locais puderam efetuar a leitura com êxito, pois todos queriam receber a leitura das crianças.

Ao ser perguntada sobre essa experiência, a aluna do projeto AEL relata:” Foi uma incrível sensação, poder espalhar amor, carinho, ternura (e minhas poesias)  para outras pessoas que mostraram muita compaixão e sabedoria em nos escutar.” Maria Carolina 8ºA

Já outra aluna relatou: “Foi uma grande alegria, nunca tive a oportunidade de ir e realizar a leitura ao pé do ouvido para outras pessoas, amei essa experiência.” Gabriele Belasco 7ºD


Equipe do Imprensa Jovem: Ana Giulia - 4ºA, Agatha Aragues- 4ºA, Thifany Marin 4ºA;  Kauê Bagatelli - 4ºB,  Patrick Levi - 4ºC; Jenifer Marin - 4ºC; Ana Clara - 5ºA; Diego Henrique 5ºA;  Samantha de Souza 5ºA; Brandon Matheus 5ºC; Raul Azevedo - 5ºC.
Profª Daniela


Confira a matéria no blog: emeflourenco.blogspot.com.br/


terça-feira, 19 de setembro de 2017

Equipe “Lourenço em Destaque” no Seminário 15 anos dos CEIs na DRE J/T

Matéria Produzida pela Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho


No dia 1º de Setembro, a DIPED da Diretoria Regional do Jaçanã Tremembé realizou o Seminário 15 anos dos Centros de Educação Infantil (CEIs), e a Equipe do Imprensa Jovem “Lourenço em Destaque” esteve presente para realizar a cobertura jornalística do segundo momento dessa comemoração.
O segundo momento iniciou-se com a Leitura da História: “ A formiguinha e a Neve” pelo Orientador e Formador dos POSL Ivan Venturini para as crianças do 2º Minigrupo do CEI CEU Jaçanã.
Em seguida, a professora Sandra da EMEI Doutor José Augusto César fez um relato sobre seu planejamento e das vivências das atividades com sua turma II A sobre o “o que mais gostam e o que menos gostam na escola” – surgindo a partir desta discussão o “espaço de brincar”. A professora foi nos mostrando através  de fotos e reproduções toda a sua trajetória, desde o relato oral em roda de conversa, o registro coletivo na linguagem escrita, o registro individual através dos desenhos, até realizar ao registro fotográfico realizado pelas crianças. E a partir deste registro, ela nos contou como surgiu um novo processo, pois as crianças além de aprender a registrar com fotografias os espaços da escola, realizavam então, listas com imagens fotografas por elas mesmas, gráficos matemáticos e começavam a dar ideias de como tornar os lugares  mais prazerosos, que era o objetivo inicial – tornar os lugares que elas não gostavam na escola em locais mais prazerosos.
Na sequencia, a Professora Mestre Meire Festa – Professora Mestre na Universidade de São Carlos, em cursos de especialização de educação infantil, área onde atua há 29 anos realizou uma ressignificação das Práticas dos Professores de Educação Infantil com todos os presentes.  A professora trouxe para esta reflexão trechos de Pareceres e Orientações Normativas sobre a Concepção da Educação Infantil e ressaltou a importância do “olhar” do educador ao “desvendar” a ação da criança pequena. Além de pequenos vídeos que exemplificavam toda a reflexão.Para encerrar, a professora respondeu dúvidas e perguntas dos participantes do evento, sobre a temática apresentada.

Equipe do Imprensa Jovem: Geovane Alves - 4ºA; João Pedro Fernandes- 4ºA; Isabella Oliveira - 5ºA

terça-feira, 12 de setembro de 2017

EMEF LOURENÇO FILHO recebe a visita do Artista Plástico Alexandre Keto com a Palestra: Cultura Brasileira, Afro e Indígena.

Evento contou com a presença do artista plástico Alexandre Keto da ONG Olhares Cruzados que realizou durante o dia Palestras com todos os alunos da Unidade Escolar.

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF LOURENÇO FILHO

No dia 16 de Agosto, quarta-feira, os alunos da EMEF Lourenço Filho foram
agraciados pela presença do artista plástico Alexandre Keto, que é parte de uma
geração que enxerga a arte como ferramenta importante de empoderamento. O
artista conversou com todos os alunos dos dois períodos da unidade e realizou
uma oficina de desenhos em painéis com um grupo dos 8º anos.
Alexandre Keto iniciou sua palestra contando um pouco do seu
trabalho na Cultura Africana e Indígena, e toda a sua trajetória internacional,
explicou também para os alunos como surgiu o seu interesse pelo mundo artístico
e que ele começou a fazer seus primeiros traços e a pintar muito cedo. Alexandre
Keto contou que tempos depois, conheceu o graffiti em um projeto social que
existia em seu bairro, e tudo que o liga, como a cultura hip hop, a linguagem
urbana e reivindicações e busca por soluções de questões de âmbito social.
Na entrevista para a aluna Isabella do Projeto Imprensa Jovem
“Lourenço em Destaque”, Alexandre Keto diz que acredita que o seu trabalho
pode ajudar as pessoas a se conectarem ou a buscar mais interesse
sobre a cultura africana, devido a grande escala que seus painéis conseguem atingir.
E quando é perguntado sobre um recado que poderia deixar para os alunos
que o escutaram, Alexandre Keto diz que o primeiro recado seria sobre a
quebra dos estereótipos, e que nós deveríamos pensar além daquilo que é passado
para a gente; também falou sobre a cultura brasileira que é tão influenciada
pelos africanos e pelos indígenas, mas que na hora das oportunidades seja no trabalho,
na profissão ou no simples fato de andar na rua sem ser motivo de piada,
que todos somos iguais e que todos devemos ser respeitados.
Para encerrar a entrevista, Alexandre Keto ressaltou a importância
das referências do “ser artista” e “o que fazer com sua arte”,
que os alunos puderam conhecer em uma outra forma de trabalho.
Equipe do Imprensa Jovem: Isabella Oliveira - 5ºA

ALUNOS DA EMEF LOURENÇO FILHO “AEL ILAN BRENMAN” PARTICIPAM DA 11ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA “THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO”

  O evento contou com a participação dos alunos da AEL “Ilan Brenman” e da equipe do Imprensa jovem “Lourenço em Destaque”, dos professores ...