quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DAMUN - DERVILLE ALLEGRETTI MODEL UNITED NATIONS

EVENTO PROMOVIDO PELOS ALUNOS DA EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI ONDE SIMULAM REUNIÕES INTERNACIONAIS ONDE REPRESENTAM PAÍSES OU ORGANIZAÇÕES NOS DEBATES

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho


Do dia 25 ao dia 29 de Setembro, os alunos da EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI realizaram a 2ª edição do DAMUN – Derville Allegretti Model United Nations, evento acadêmico nos quais os participantes simulam reuniões de organizações internacionais, no caso com ênfase na ONU – Organização das Nações Unidas e seus órgãos coligados. Esse tipo de evento surgiu na Universidade de Harvard, e se popularizou entre os estudantes e ganhou o mundo. Durante esses eventos, ocorrem debates sobre um tema previamente definido, nos quais cada participante assume a representação de um país, defendendo os interesses dessa nação sobre o assunto em questão. No Brasil as simulações chegaram no final da década de 90, já na EMEFM Derville Allegretti tiveram início no ano passado.
O diretor de imprensa do evento, o aluno Daniel Oliveira nos explicou como funciona todo o processo desde o surgimento da ideia até a finalização. A ideia deste evento surgiu quando eles tiveram a oportunidade participar do SPMUN, como gostaram muito dessa experiência resolveram implantar o projeto na escola. Ele explicou ainda que o planejamento do Evento começa com pelo menos dois meses de antecedência, onde eles definem os temas e os representantes (alunos). As inscrições para se candidatarem aos cargos de delegados, são abertas para a escola toda e conforme o interesse do aluno essas vagas vão sendo preenchidas. Há também a possibilidade de participação de alunos de outras escolas, tanto como delegados quanto como ouvintes. A EMEF Lourenço Filho enviou representantes dos 8º anos para assistirem aos debates. A nossa equipe da Imprensa Jovem, esteve presente no segundo dia do Evento e pode acompanhar a discussão do “Impeachment do Presidente Temer” no ACNUDH - Alto Comissariado  das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a discussão sobre a “Diversidade de Gênero” no Comitê UNESCO e o “Sistema
Carcerário no Brasil”. Os comitês ficavam em salas separadas e em cada sala estavam os delegados relacionados ao tema. Mas durante a semana ainda foram discutidos temas como “Passe Livre para estudantes”, “Maioridade Penal”, “Porte de Arma de Fogo” entre outros.
Ao final do debate, esperava-se que os participantes chegassem a uma proposta de resolução, um documento que apontasse a melhor forma de lidar com a situação que foi proposta. E ainda os comitês e/ou delegados que mais se destacaram foram premiados com menções honrosas.

Equipe do Imprensa Jovem: Geovane Alves- 4ºA; Evelyn Aires - 5ºA; Isabella Oliveira - 5ºA;
 alunos dos 8º anos, Profª Daniela e Tatiana (DIPED)



Galeria Completa

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SUSTENTABILIDADE SOCIAL É PRATICADA POR ALUNOS DA REDE PÚBLICA

EVENTO PROMOVIDO PELO PROJETO PROTAGONISMO JUVENIL REALIZADO EM PARCERIA COM O TCA – SUSTENTABILIDADE SOCIAL


Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho

No dia 20 de Setembro, os alunos do Projeto Protagonismo Juvenil acompanhados pela Profª Daniela, realizaram uma ação social no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, no bairro do Jaçanã, e levaram consigo além das doações de roupas e fraldas arrecadadas na escola,  outros colegas de Projetos como Flauta, Coral, AEL, Imprensa Jovem e Mediação de Leitura para realizarem atividades propostas pelos alunos do Ciclo Autoral em parceria com o TCA em Sustentabilidade Social.
Por definição, sustentabilidade social é um conjunto de ações que tem como propósito melhorar a qualidade de vida da população como um todo, visando reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. Os alunos já entenderam, que a sustentabilidade social, assim como a ambiental, depende também de todos, cada um devendo fazer a sua parte e estimular os outros a fazerem o mesmo, já que a mobilização é um fator muito importante para a efetivação dessas propostas.

A escolha do local partiu do grupo de alunos do Projeto de Protagonismo Juvenil. Em 2005, o antigo “Asilo” foi transformado em Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, que além de continuar abrigando a população de inválidos, passou a prestar Assistência Médica e Multidisciplinar especializada em Geriatria, e ser polo de ensino e pesquisa na mesma área, podendo abrigar até 225 pacientes.
As crianças do Projeto AEL – Profª Newci, realizaram declamações relacionadas à Cultura Nordestina, as crianças do Projeto de Flauta regidas pelo Profº Antônio tocaram a música: Asa Branca e a 9º Sinfonia de Bethoveen, na sequência os alunos do Coral acompanhados da ProfªAnne Kelly realizaram a capela da mesma música (“Asa Branca”)  e depois seguiram cantando “Trem Bala”, quando terminou a atração musical, deu-se início da “leitura ao pé do ouvido” realizada pelos alunos do Projeto de Mediação de Leitura acompanhados pela Profª Newci e demais alunos presentes. Ao final de toda essa experiência encantadora, os alunos realizaram a entrega das doações, e se comprometeram a continuar a campanha de doações na escola para retornarem em breve ao Hospital.
Ao ser perguntada sobre essa experiência a aluna Thais Yumi do 7º D relatou: “Foi muito bom irmos ao Asilo, pois pude observar a vida de quem necessita, muitas vezes ficar longe da família.”
Já o aluno Eduardo Gouvêa do 7ºD disse: “A visita ao Hospital Geriátrico de Convalescentes Dom Pedro II foi para uma troca de experiências. Fomos para fazermos a alegria deles e acabamos nos alegrando. Na verdade foram eles que fizeram a nossa alegria!”
E para terminar a aluna Gabriela Beslasco 7ºD disse: “Foi uma experiência única, a melhor, podemos dizer que sensacional. Essa troca de vivências é maravilhosa! Uma das idosas disse: Nossa, como você é linda! Parece minha filha! E sabe de uma coisa? Me senti como se fosse!!”


Equipe do Imprensa Jovem: Ana Giulia Rodrigues, 4ºA; Thifany Marin - 4ºA; Jenifer Marin - 4ºC;

ALUNOS DA EMEF LOURENÇO FILHO “AEL ILAN BRENMAN” PARTICIPAM DA 11ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA “THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO”

  O evento contou com a participação dos alunos da AEL “Ilan Brenman” e da equipe do Imprensa jovem “Lourenço em Destaque”, dos professores ...